Capitulo 3: Push para trazer de volta visitantes que não acessam o site a alguns dias

Esse é o Capítulo 3 do Guia: Como disparar notificações Push em seu E-commerce

No capítulo 2 você viu como enviar uma notificação Push para todos os visitantes inscritos.

Neste capítulo vamos aprender a reengajar os visitantes: a trazer de volta para a loja visitantes que não a acessam a alguns dias.

Notificação Push Reengajamento

Para fazer isso será preciso:

  1. Criar um segmento no OneSignal, que irá “marcar” os visitantes que não acessam o site a 7 dias (exemplo)
  2. Criar um template (padrão) de mensagem com o texto do Push que será enviado para esses visitantes
  3. Criar uma mensagem automatizada, que irá disparar a mensagem automaticamente para os visitantes do segmento que criamos

 

1º Crie um segmento no OneSignal

Segmentos são semelhantes a “listas de e-mail” (usadas para envio de newsletters)

1º Acesse https://onesignal.com

2º Clique na coluna esquerda em “Segments

2º Clique na coluna esquerda em "Segments"

3º Vá até o final da página, e clique no botão verde “New Segment

3º Vá até o final da página, e clique no botão verde "New Segments"

4º Informe o nome do segmento e clique em “create”

4º Informe o nome do segmento e clique em "create"

5º Localize o segmento criado e clique em “Add Filter

5º Localize o segmento criado e clique em "Add Filter"

6º Clique na caixa de seleção “Filter Type

6º Clique no botão "Filter Type"

7º Selecione a opção “Last Session

7º Selecione a opção "Last Session"

8º Selecione a opção “greater than“, informe a quantidade de horas no campo “hours ago” e clique em “Save

O campo “greater than” informa ao segmento que ele deverá pegar usuários que passaram “mais de” X horas sem acessar a loja.

O campo “hours ago” é a quantidade de horas desejadas. Como queremos notificar visitantes que não acessam a loja a 7 dias, a quantidade de horas nesse campo será de 168 (24h * 7 dias)

8º Selecione a opção "greater than", informe a quantidade de horas e clique em "Save"

2º Crie um template (modelo padrão) de mensagem

Os templates são modelos de mensagens que podemos deixar gravadas no OneSignal para uso em um envio manual futuro ou para envios automatizados

1º Clique na coluna esquerda em “Templates

1º Clique na coluna esquerda em "Templates"

2º Clique no botão verde “New Template

2º Clique no botão verde "New Template"

3º Informe o “Template Name“, “Title“,  e “Content

3º Informe o "Template Name", "Title", e "Content"

4º Clicando em “Options” você pode incluir a URL de um ícone personalizado, que será exibido na mensagem Push

4º Clicando em "Options" você pode incluir a URL de um ícone personalizado, que será exibido na mensagem Push

5º Informe no campo “Launch URL?” o link para onde quer direcionar o visitante, ao clicar na mensagem Push

5º Informe no campo "Launch URL?" o link para onde quer direcionar o visitante, ao clicar na mensagem Push

6º Clique em “Save

6º Clique em "Save"

3º Crie uma mensagem automatizada

1º Clique na coluna esquerda em “Automated

1º Clique na coluna esquerda em "Automated"

2º Clique no botão verde “New Automatic Message

2º Clique no botão verde "New Automatic Message"

3º Informe um nome para a mensagem automatizada e selecione o template e o segmento que foram criados no passo anterior.

3º Informe um nome para a mensagem automatizada e selecione o template e o segmento que foram criados no passo anterior.

4º Desmarque a opção “Only deliver at the same time of day as the user’s last session (recommended)

4º Desmarque a opção "Only deliver at the same time of day as the user's last session (recommended)"

5º Clique no botão azul “Create”

5º Clique no botão azul "Create"

Tudo pronto! Após 7 dias sem acessar a loja os visitantes receberão sua notificação Push.

Notificação Push Reengajamento

Esse foi um exemplo, você também pode criar mensagens para 1 dia, 1 hora, 1 mês… o céu é o limite.

Vamos agora para o Capítulo 4, muito importante para qualquer e-commerce: Capitulo 4 – Enviar Push para Recuperar carrinhos abandonados


Conteúdo do Guia: Como disparar notificações Push em seu E-commerce


Você conhece alguém que adoraria receber essas dicas?

Então faça um favor para ela (e para mim) e compartilhe este guia.

Você pode compartilhá-lo no Facebook, Twitter, ou até mesmo copiar a URL desse artigo e enviar para quem precisa dele.

E, para finalizar, eu adoraria saber a sua opinião sobre o guia.

Deixe um comentário logo abaixo sobre o que você mais gostou, ou sobre alguma dica extra que você deseja compartilhar conosco ou até mesmo alguma crítica sobre este guia.