Capitulo 4: Enviar Push para Recuperar carrinhos abandonados

Esse é o Capítulo 4 do Guia: Como disparar notificações Push em seu E-commerce

No capítulo 3 você viu como trazer de volta (reengajar) visitantes que não acessam o site a alguns dias.

Neste capítulo vamos aprender a recuperar Carrinhos Abandonados, prática essencial para qualquer e-commerce

Push: Recuperar Carrinho

Para fazer isso será preciso:

  1. Marcar (com uma “tag” no site) os visitantes que iniciaram uma compra (acessaram a página de carrinho)
  2. Marcar (com uma “tag” no site) os visitantes que finalizaram uma compra (acessaram a página de Compra Finalizada / Confirmação de Compra)
  3. Criar um segmento no OneSignal para “pegar” os visitantes com essa “tag”
  4. Criar um template (padrão) de mensagem com o texto do Push que será enviado para esses visitantes
  5. Criar uma mensagem automatizada, que irá disparar a mensagem automaticamente para os visitantes do segmento que criamos

 

1º Marque (com uma “tag” no site) os visitantes que iniciaram uma compra (acessaram a página de carrinho)

Para recuperação de carrinhos, entendemos que a compra se inicia quando o visitante adiciona um produto no carrinho. Tecnicamente falando: quando ele acessa a página  de Carrinho de Compras

Para “marcar” os visitantes que acessaram a página do carrinho de compras enviaremos uma Tag para o OneSignal (Tag “compra” com valor igual a “zero”)).

Adicione o script abaixo na página do Carrinho de Compras:

<script>
OneSignal.push(["sendTag", "compra", 0]);
</script>

 

2º Marque (com uma “tag” no site) os visitantes que finalizaram uma compra (acessaram a página de compra finalizada)

Para recuperação de carrinhos, entendemos que o processo de compra chega ao fim quando o visitante acessa a página  de Confirmação de Compra / Compra Finalizada

Para “marcar” os visitantes que acessaram a página de “compra finalizada” atualizaremos no OneSignal o valor da Tag “compra” para  “1”.

Adicione o script abaixo na página de Compra Finalizada:

<script>
OneSignal.push(["sendTag", "compra", 1]);
</script>

 

3º Crie um segmento no OneSignal para pegar visitantes que iniciaram a compra mas não finalizaram

Segmentos são semelhantes a “listas de e-mail” (usadas para envio de newsletters).

Criaremos um  segmento que irá conter os visitantes que possuem a tag “compra” = “0” (tag setada quando o visitante acessar o carrinho de compras).

Visitantes que finalizaram a compra ficarão de fora desse segmento, pois o valor da tag “compra ” para eles é “1” (tag setada quando o cliente acessar a página de compra finalizada)

1º Acesse https://onesignal.com

2º Clique na coluna esquerda em “Segments

2º Clique na coluna esquerda em "Segments"

3º Vá até o final da página, e clique no botão verde “New Segment

3º Vá até o final da página, e clique no botão verde "New Segments"

4º Informe o nome do segmento e clique em “create

4º Informe o nome do segmento e clique em "create"

5º Localize o segmento criado e clique em “Add Filter

5º Localize o segmento criado e clique em "Add Filter"

6º Clique na caixa de seleção “Filter Type

6º Clique na caixa de seleção "Filter Type"

7º Selecione a opção “User Tag

7º Selecione a opção "User Tag"

8º No campo “Key“, digite “compra“, e no campo “Value” digite “0” (zero), em seguida clique no botão verde “Save

8º No campo "Key", digite "compra", e no campo "Value" digite "0" (zero), em seguida clique no botão verde "Save"

4º Crie um template (padrão) de mensagem com o texto do Push que será enviado para esses visitantes

Os templates são modelos de mensagens que podemos deixar gravadas no OneSignal para uso em um envio manual futuro ou para envios automatizados.

Criaremos uma mensagem padrão para recuperar os visitantes que abandonaram o carrinho

1º Clique na coluna esquerda em “Templates

1º Clique na coluna esquerda em "Templates"

2º Clique no botão verde “New Template

2º Clique no botão verde "New Template"

3º Informe o “Template Name“, “Title“,  e “Content

3º Informe o "Template Name", "Title", e "Content"

4º Clicando em “Options” você pode incluir a URL de um ícone personalizado, que será exibido na mensagem Push

4º Clicando em "Options" você pode incluir a URL de um ícone personalizado, que será exibido na mensagem Push

5º Informe no campo “Launch URL?” a URL do carrinho de compras. O visitante será direcionado para esse link ao clicar na mensagem Push

5º Informe no campo "Launch URL?" a URL do carrinho de compras. O visitante será levado para esse link ao clicar na mensagem Push

6º Clique em “Save

6º Clique em "Save"

5º Crie uma mensagem automatizada

1º Clique na coluna esquerda em “Automated

1º Clique na coluna esquerda em "Automated"

2º Clique no botão verde “New Automatic Message

2º Clique no botão verde "New Automatic Message"

3º Informe um nome para a mensagem automatizada e selecione o template e o segmento que foram criados no passo anterior.

3º Informe um nome para a mensagem automatizada e selecione o template e o segmento que foram criados no passo anterior.

4º Desmarque a opção “Only deliver at the same time of day as the user’s last session (recommended)

4º Desmarque a opção "Only deliver at the same time of day as the user's last session (recommended)"

5º Clique no botão azul “Create”

5º Clique no botão azul "Create"

Tudo pronto! Seus carrinhos já estão sendo recuperados 🙂

Os envios são realizados em média a cada 30 minutos

Push: Recuperar Carrinho

É importante que a plataforma e-commerce não “limpe” o carrinho de compras do usuário após 30 minutos de inatividade, ou, quando o visitante receber o Push e acessar o carrinho ele estará vazio.

Verifique com a sua plataforma de c-commerce qual o tempo de inatividade do usuário antes do carrinho “expirar”. Na maioria das plataformas isso é configurável. Solicite que ajustem esse tempo para 40 minutos ou 1 hora.

A taxa de conversão média que obtive nessa campanha foi de 14%. Realize testes no título, no texto, e no ícone da notificação Push para aumentar a taxa de cliques

Taxa de conversão do Push para Carrinho abandonado: 14,88%

Vamos para o Capítulo 5: Push segmentado para quem visitou determinada categoria de produtos


Conteúdo do Guia: Como disparar notificações Push em seu E-commerce


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