Esse é o Capítulo 4 do Guia: Como disparar notificações Push em seu E-commerce
No capítulo 3 você viu como trazer de volta (reengajar) visitantes que não acessam o site a alguns dias.
Neste capítulo vamos aprender a recuperar Carrinhos Abandonados, prática essencial para qualquer e-commerce
Para fazer isso será preciso:
- Marcar (com uma “tag” no site) os visitantes que iniciaram uma compra (acessaram a página de carrinho)
- Marcar (com uma “tag” no site) os visitantes que finalizaram uma compra (acessaram a página de Compra Finalizada / Confirmação de Compra)
- Criar um segmento no OneSignal para “pegar” os visitantes com essa “tag”
- Criar um template (padrão) de mensagem com o texto do Push que será enviado para esses visitantes
- Criar uma mensagem automatizada, que irá disparar a mensagem automaticamente para os visitantes do segmento que criamos
1º Marque (com uma “tag” no site) os visitantes que iniciaram uma compra (acessaram a página de carrinho)
Para recuperação de carrinhos, entendemos que a compra se inicia quando o visitante adiciona um produto no carrinho. Tecnicamente falando: quando ele acessa a página de Carrinho de Compras
Para “marcar” os visitantes que acessaram a página do carrinho de compras enviaremos uma Tag para o OneSignal (Tag “compra” com valor igual a “zero”)).
Adicione o script abaixo na página do Carrinho de Compras:
<script> OneSignal.push(["sendTag", "compra", 0]); </script>
2º Marque (com uma “tag” no site) os visitantes que finalizaram uma compra (acessaram a página de compra finalizada)
Para recuperação de carrinhos, entendemos que o processo de compra chega ao fim quando o visitante acessa a página de Confirmação de Compra / Compra Finalizada
Para “marcar” os visitantes que acessaram a página de “compra finalizada” atualizaremos no OneSignal o valor da Tag “compra” para “1”.
Adicione o script abaixo na página de Compra Finalizada:
<script> OneSignal.push(["sendTag", "compra", 1]); </script>
3º Crie um segmento no OneSignal para pegar visitantes que iniciaram a compra mas não finalizaram
Segmentos são semelhantes a “listas de e-mail” (usadas para envio de newsletters).
Criaremos um segmento que irá conter os visitantes que possuem a tag “compra” = “0” (tag setada quando o visitante acessar o carrinho de compras).
Visitantes que finalizaram a compra ficarão de fora desse segmento, pois o valor da tag “compra ” para eles é “1” (tag setada quando o cliente acessar a página de compra finalizada)
1º Acesse https://onesignal.com
2º Clique na coluna esquerda em “Segments”
3º Vá até o final da página, e clique no botão verde “New Segment”
4º Informe o nome do segmento e clique em “create”
5º Localize o segmento criado e clique em “Add Filter”
6º Clique na caixa de seleção “Filter Type”
7º Selecione a opção “User Tag”
8º No campo “Key“, digite “compra“, e no campo “Value” digite “0” (zero), em seguida clique no botão verde “Save”
4º Crie um template (padrão) de mensagem com o texto do Push que será enviado para esses visitantes
Os templates são modelos de mensagens que podemos deixar gravadas no OneSignal para uso em um envio manual futuro ou para envios automatizados.
Criaremos uma mensagem padrão para recuperar os visitantes que abandonaram o carrinho
1º Clique na coluna esquerda em “Templates”
2º Clique no botão verde “New Template”
3º Informe o “Template Name“, “Title“, e “Content”
4º Clicando em “Options” você pode incluir a URL de um ícone personalizado, que será exibido na mensagem Push
5º Informe no campo “Launch URL?” a URL do carrinho de compras. O visitante será direcionado para esse link ao clicar na mensagem Push
6º Clique em “Save”
5º Crie uma mensagem automatizada
1º Clique na coluna esquerda em “Automated”
2º Clique no botão verde “New Automatic Message”
3º Informe um nome para a mensagem automatizada e selecione o template e o segmento que foram criados no passo anterior.
4º Desmarque a opção “Only deliver at the same time of day as the user’s last session (recommended)”
5º Clique no botão azul “Create”
Tudo pronto! Seus carrinhos já estão sendo recuperados 🙂
Os envios são realizados em média a cada 30 minutos
É importante que a plataforma e-commerce não “limpe” o carrinho de compras do usuário após 30 minutos de inatividade, ou, quando o visitante receber o Push e acessar o carrinho ele estará vazio.
Verifique com a sua plataforma de c-commerce qual o tempo de inatividade do usuário antes do carrinho “expirar”. Na maioria das plataformas isso é configurável. Solicite que ajustem esse tempo para 40 minutos ou 1 hora.
A taxa de conversão média que obtive nessa campanha foi de 14%. Realize testes no título, no texto, e no ícone da notificação Push para aumentar a taxa de cliques
Vamos para o Capítulo 5: Push segmentado para quem visitou determinada categoria de produtos
Conteúdo do Guia: Como disparar notificações Push em seu E-commerce
- Capitulo 1: Passo a passo para configuração de Push (para lojas “totalmente” em HTTPS)
- Capitulo 1: Passo a passo para configuração de Push (para lojas em HTTP)
- Capitulo 2: Push para todos os inscritos
- Capitulo 3: Push para trazer de volta visitantes que não acessam o site a alguns dias
- Capitulo 4: Push para Recuperar carrinhos abandonados
- Capitulo 5: Push segmentado para quem visitou determinada categoria de produtos
- Capitulo 6: Push para converter visitantes em clientes
- Capitulo 7: Push para divulgar Promoções relâmpago
- Capitulo 8: Como mensurar os resultados das notificações Push no Google Analytics?
- Capitulo 9: Como fazer testes A/B com mensagens Push?
- Capitulo 10: Como agendar o envio de mensagens Push?
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