Capitulo 5: Enviar Push segmentado para quem visitou determinada categoria de produtos

Esse é o Capítulo 5 do Guia: Como disparar notificações Push em seu E-commerce

No capítulo 4 você viu como recuperar carrinhos abandonados.

Neste capítulo vamos aprender a enviar mensagens push segmentadas para visitantes que acessaram uma determinada categoria de produtos da loja. Exemplo: Botas (para uma loja de sapatos)

Push: Lançamento de produtos de uma categoria

Para fazer isso será preciso:

  1. Marcar (com uma “tag” no site) os visitantes que acessaram uma página de categoria de produtos
  2. Criar um segmento no OneSignal para “pegar” os visitantes com essa “tag”
  3. Disparar uma mensagem Push para os visitantes do segmento que criamos

1º Marque (com uma “tag” no site) os visitantes que acessaram uma página de categoria de produtos

Vamos tomar como exemplo uma loja de sapatos, que possui uma categoria de produtos chamada “Botas”

Para “marcar” os visitantes que acessaram a página da categoria “Botas” enviaremos uma Tag para o OneSignal (Tag “categoria-botas” com valor igual a “1”)).

Adicione o script abaixo na página da categoria de Botas:

 

2º Crie um segmento no OneSignal para pegar os visitantes com essa “tag”

Segmentos são semelhantes a “listas de e-mail” (usadas para envio de newsletters).

Criaremos um  segmento que irá conter os visitantes que possuem a tag “categoria-botas” = “1” (tag setada quando o visitante acessar a página da categoria Botas).

1º Acesse https://onesignal.com

2º Clique na coluna esquerda em “Segments

2º Clique na coluna esquerda em "Segments"

3º Vá até o final da página, e clique no botão verde “New Segment

3º Vá até o final da página, e clique no botão verde "New Segments"

4º Informe o nome do segmento e clique em “create

4º Informe o nome do segmento e clique em "create"

5º Localize o segmento criado e clique em “Add Filter

5º Localize o segmento criado e clique em "Add Filter"

6º Clique na caixa de seleção “Filter Type

6º Clique na caixa de seleção "Filter Type"

7º Selecione a opção “User Tag

7º Selecione a opção "User Tag"

8º No campo “Key“, digite “categoria-botas“, e no campo “Value” digite “1“, em seguida clique no botão verde “Save

8º No campo "Key", digite "compra", e no campo "Value" digite "0" (zero), em seguida clique no botão verde "Save"

 

3º Dispare uma mensagem Push para os visitantes do segmento que criamos

1º Clique no botão verde “New Message”

2º Clique no botão verde “New Message”

2º Digite o título e o texto da mensagem de notificação

É permitido inserir emoticons

 

2º Digite o título e o texto da mensagem de notificação

3º Clicando em “Options” você pode incluir a URL de um ícone personalizado, que será exibido na mensagem Push

4º Clicando em "Options" você pode incluir a URL de um ícone personalizado, que será exibido na mensagem Push

4º Informe no campo “Launch URL?” o link da página da categoria, para onde o visitante será direcionado ao clicar na mensagem Push

4º Informe no campo "Launch URL?" o link para onde quer direcionar o visitante, ao clicar na mensagem Push

5º Clique em “Preview”

6º Clique em "Preview"

6º Será exibido um resumo da mensagem que será disparada

6º Será exibido um resumo da mensagem que será disparada

7º Clique no botão verde “Send

8º Clique no botão verde "Sent"

8º As notificações Push serão enviadas

8º As notificações Push serão enviadas

9º Será exibido um relatório do envio, com número de entregas, cliques:

9º As notificações Push serão enviadas, e será exibido um relatório do envio

As possibilidades são infinitas. Você pode criar segmentos para qualquer categoria da loja: sapatos, botas, sandálias…

Vamos para o Capítulo 6: Push para converter visitantes em clientes


Conteúdo do Guia: Como disparar notificações Push em seu E-commerce


Você conhece alguém que adoraria receber essas dicas?

Então faça um favor para ela (e para mim) e compartilhe este guia.

Você pode compartilhá-lo no Facebook, Twitter, ou até mesmo copiar a URL desse artigo e enviar para quem precisa dele.

E, para finalizar, eu adoraria saber a sua opinião sobre o guia.

Deixe um comentário logo abaixo sobre o que você mais gostou, ou sobre alguma dica extra que você deseja compartilhar conosco ou até mesmo alguma crítica sobre este guia.