Capitulo 6: Push para converter visitantes em clientes

Esse é o Capítulo 6 do Guia: Como disparar notificações Push em seu E-commerce

No capítulo 5 você viu como enviar Push segmentado para quem visitou determinada categoria de produtos.

Neste capítulo vamos aprender a converter visitantes despretensiosos em clientes

Como fazer isso?

Simples: ofereça um vale-desconto para que o visitante que nunca comprou possa realizar sua primeira compra no site:

Push: Desconto primeira Compra

Vamos a prática:

  1. Marque (com uma “tag” no site) os visitantes que iniciaram uma compra (acessaram a página de carrinho)
  2. Marque (com uma “tag” no site) os visitantes que finalizaram uma compra (acessaram a página de Compra Finalizada / Confirmação de Compra)
  3. Crie um segmento no OneSignal para “pegar” esses visitantes que iniciaram uma compra
  4. Crie um segmento no OneSignal para “pegar” esses visitantes que finalizaram uma compra
  5. Crie um template (padrão) de mensagem com o texto do Push que será enviado para esses visitantes
  6. Crie uma mensagem automatizada, que irá enviar a automaticamente o Vale-desconto para visitantes que nunca adicionaram um produto no carrinho e nunca finalizaram uma compra

 

1º Marque (com uma “tag” no site) os visitantes que iniciaram uma compra (acessaram a página de carrinho)

Entendemos que a compra se inicia quando o visitante adiciona um produto no carrinho. Tecnicamente falando: quando ele acessa a página  de Carrinho de Compras

Obs: Essa tag foi criada no capitulo 4. Se você já a criou, pode pular essa etapa.

Para “marcar” os visitantes que acessaram a página do carrinho de compras enviaremos uma Tag para o OneSignal (Tag “compra” com valor igual a “zero”)).

Adicione o script abaixo na página do Carrinho de Compras:

 

2º Marque (com uma “tag” no site) os visitantes que finalizaram uma compra (acessaram a página de compra finalizada)

Entendemos que o processo de compra chega ao fim quando o visitante acessa a página  de Confirmação de Compra / Compra Finalizada

Para “marcar” os visitantes que acessaram a página de “compra finalizada” atualizaremos no OneSignal o valor da Tag “compra” para  “1”.

Adicione o script abaixo na página de Compra Finalizada:

 

3º Crie um segmento no OneSignal para pegar visitantes que iniciaram uma compra

Segmentos são semelhantes a “listas de e-mail” (usadas para envio de newsletters).

Criaremos um  segmento que irá conter os visitantes que possuem a tag “compra” = “0” (tag setada quando o visitante acessar o carrinho de compras).

1º Acesse https://onesignal.com

2º Clique na coluna esquerda em “Segments

2º Clique na coluna esquerda em "Segments"

3º Vá até o final da página, e clique no botão verde “New Segment

3º Vá até o final da página, e clique no botão verde "New Segments"

4º Informe o nome do segmento e clique em “create

4º Informe o nome do segmento e clique em "create"

5º Localize o segmento criado e clique em “Add Filter

5º Localize o segmento criado e clique em "Add Filter"

6º Clique na caixa de seleção “Filter Type

6º Clique na caixa de seleção "Filter Type"

7º Selecione a opção “User Tag

7º Selecione a opção "User Tag"

8º No campo “Key“, digite “compra“, e no campo “Value” digite “0” (zero), em seguida clique no botão verde “Save

8º No campo "Key", digite "compra", e no campo "Value" digite "0" (zero), em seguida clique no botão verde "Save"

 

4º Crie um segmento no OneSignal para pegar visitantes que finalizaram uma compra

Criaremos um  segmento que irá conter os visitantes que possuem a tag “compra” = “1” (tag setada quando o visitante acessar a página de compra finalizada).

1º Acesse https://onesignal.com

2º Clique na coluna esquerda em “Segments

2º Clique na coluna esquerda em "Segments"

3º Vá até o final da página, e clique no botão verde “New Segment

3º Vá até o final da página, e clique no botão verde "New Segments"

4º Informe o nome do segmento e clique em “create

4º Informe o nome do segmento e clique em "create"

5º Localize o segmento criado e clique em “Add Filter

5º Localize o segmento criado e clique em "Add Filter"

6º Clique na caixa de seleção “Filter Type

6º Clique na caixa de seleção "Filter Type"

7º Selecione a opção “User Tag

7º Selecione a opção "User Tag"

8º No campo “Key“, digite “compra“, e no campo “Value” digite “1” (zero), em seguida clique no botão verde “Save

8º No campo "Key", digite "compra", e no campo "Value" digite "1" (zero), em seguida clique no botão verde "Save"

 

5º Crie um template (padrão) de mensagem com o texto do Push que será enviado

Os templates são modelos de mensagens que podemos deixar gravadas no OneSignal para uso em um envio manual futuro ou para envios automatizados.

Criaremos uma mensagem padrão com um Vale-desconto para os visitantes que nunca realizaram uma compra

1º Clique na coluna esquerda em “Templates

1º Clique na coluna esquerda em "Templates"

2º Clique no botão verde “New Template

2º Clique no botão verde "New Template"

3º Informe o “Template Name“, “Title“,  e “Content

3º Informe o "Template Name", "Title", e "Content"

4º Clicando em “Options” você pode incluir a URL de um ícone personalizado, que será exibido na mensagem Push

4º Clicando em "Options" você pode incluir a URL de um ícone personalizado, que será exibido na mensagem Push

5º Informe no campo “Launch URL?” a URL de destino. O visitante será direcionado para esse link ao clicar na mensagem Push

5º Informe no campo "Launch URL?" a URL do carrinho de compras. O visitante será direcionado para esse link ao clicar na mensagem Push

6º Clique em “Save

6º Clique em "Save"

 

6º Crie uma mensagem automatizada, que irá enviar a automaticamente o Vale-desconto para visitantes que nunca adicionaram um produto no carrinho e nunca finalizaram uma compra

1º Clique na coluna esquerda em “Automated

1º Clique na coluna esquerda em "Automated"

2º Clique no botão verde “New Automatic Message

2º Clique no botão verde "New Automatic Message"

3º Informe um nome para a mensagem automatizada e selecione o template que criamos no passo anterior.

3º Informe um nome para a mensagem automatizada e selecione o template que criamos no passo anterior.

4º Informe o segmento “All” (todos) no campo “Deliver to users in segments“, e os segmentos “Iniciaram uma compra” e “Finalizaram uma compra” no campo “Exclude users in segments

Com essa ação, estamos informando ao OneSignal para enviar a mensagem para todos os inscritos, “exceto” para os que algum dia iniciaram ou finalizaram uma compra.

4º Informe o segmento "All" (todos) no campo "Deliver to users in segments", e os segmentos "Iniciaram uma compra" e "Finalizaram uma compra" no campo "Exclude users in segments"

5º Desmarque a opção “Only deliver at the same time of day as the user’s last session (recommended)

4º Desmarque a opção "Only deliver at the same time of day as the user's last session (recommended)"

6º Clique no botão azul “Create”

5º Clique no botão azul "Create"

Os envios são realizados em média a cada 30 minutos

Push: Desconto primeira Compra

Vamos para o Capítulo 7: Push para divulgar Promoções relâmpago


Conteúdo do Guia: Como disparar notificações Push em seu E-commerce


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