Web Analytics 2.0: A Arte das Análises de Web & A Ciência do Foco no Cliente, do Avinash kaushik (Digital Marketing Evangelist do Google)
Tenho um carinho especial por esse livro: um dos poucos sobre web analytics em português
Super recomendo. Infelizmente, atualmente é praticamente impossível encontrá-lo em nosso idioma
O livro foi escrito em 2010, porém, ainda é super atual
No todo, o livro é um plano de análise bem abrangente. Avinash destaca os pontos relevantes que você deve prestar atenção, e o que deve analisar. Compartilho abaixo:
Conteúdo
Taxa de Rejeição
- Meça a taxa de rejeição em pelo menos dois níveis:
- Meça a taxa de rejeição para todo o site
- Meça a taxa de rejeição para as principais páginas de entrada (Top entry pages)
- Calcule a taxa de rejeição das principais páginas que fazem referência ao seu site. Elas dizem quem são os seus melhores amigos de verdade. Não são apenas sites que fazem referência a você e que lhe enviam tráfego, mas sites que enviam tráfego que não é rejeitado.
- Calcule a taxa de rejeição para suas palavras-chave de busca (pagas e orgânicas). Talvez você esteja otimizado para as palavras-chave incorretas, ou talvez as páginas para as quais elas conduzem seja ruins; de qualquer modo, é preciso corrigi-las
Taxa de Saída
- Meça a taxa de saída em pelo menos dois níveis:
- Meça a taxa de saída para todo o site
- Meça a taxa de saída para as principais páginas de entrada (Top entry pages)
- Calcule a taxa de saída das principais páginas que fazem referência ao seu site. Elas dizem quem são os seus melhores amigos de verdade. Não são apenas sites que fazem referência a você e que lhe enviam tráfego, mas sites que enviam tráfego que não é rejeitado.
- Calcule a taxa de saída para suas palavras-chave de busca (pagas e orgânicas). Talvez você esteja otimizado para as palavras-chave incorretas, ou talvez as páginas para as quais elas conduzem seja ruins; de qualquer modo, é precico corrigi-las
Desmistificando as Métricas Web
- Quatro atributos das boas métricas
- Descomplicado: As pessoas entendem a métrica facilmente.
- Relevante: A métrica é importante para os seus negócios?
- Na hora certa: Certifique que você pode coletar e analisar seus dados e obter a métrica em tempo hábil. Sacrifique a complexidade e perfeição para fazer as coisas na hora certa.
- Instantaneamente útil: É quando você compreende rapidamente o que a métrica significa e consegue encontrar o primeiro sinal de insight assim que olhar para a métrica
Táticas para métricas de Web
- Execute o processo de ciclo de vida de métricas web periodicamente (recomendado a cada 3 meses). Algumas permanecerão (essas são suas melhores amigas), outras perderão seu valor, por isso desfaça-se delas. Processo
- Definir
- Medir
- Analisar
- Acionar
- Melhorar ou Eliminar
Insights Macro
- Quantos visitantes tem o meu site?
- Visitas
- Visitantes Únicos
- De onde os visitantes estão vindo?
- Referenciadores
- Palavras-chave
- Procure por palavras chaves sem a sua marca
- O que eu quero que os visitantes façam no site?
- Por que seu site existe?
- O que você acha que deveria estar acontecendo em seu site?
- O que os visitantes estão realmente fazendo?
- Observe as principais páginas de entrada
- Observe as páginas mais visualizadas
- Observe o relatório de cobertura do site
- Análise de abandono
- Crie funis para as metas
- Dê uma olhada nos passos do funil onde o maior nível de abandono está acontecendo. O comportamento dos visitantes aqui pode identificar grandes oportunidades que trarão resultados rápidos.
- Crie funis para as metas
O Básico de Web Analytis
- Métricas Fundamentais
- Visitas
- Taxa de Rejeição
- Páginas visualizadas
- Páginas por Visita
- Tempo médio no site
- % de novas visitas
- O que você deve fazer? Mergulhe fundo nas tendências detalhadamente, veja como as métricas se pareciam nos últimos meses e compare as métricas desse mês com as do mês passado
- Aquisição de visitantes
- Tráfego direto
- Sites de Referência
- Mecanismos de busca
- O que você deve fazer? Observe as tendências de longo prazo para cada parcela. Você está melhorando ou piorando ao longo do tempo?
- Analise melhor sites específicos que levam tráfego até você.
- Analise melhor as palavras-chave e frases que estão enviando tráfego, isso ajuda a entender a inteição dos usuários
- Fazendo correções e economizando dinheiro.
- O que você deve fazer?
- Identifique as páginas web que constituem pontos principais de falha.
- Analise as principais páginas de entrada e a taxa de rejeição de cada uma delas
- Analise as 25 principais palavras-chave que direcionam tráfego até o seu site e suas taxas de rejeição
- Faça testes A/B
- Escolhas as páginas que você quer corrigir, crie algumas versões dessas páginas e colque-as em teste. Mude os textos, imagens, chamadas para ação, vale tudo. Com os testes você irá melhorar as págins com base na resposta dos clientes
- Identifique as páginas web que constituem pontos principais de falha.
- O que você deve fazer?
- Contabilizando Visitas para compras
- O que você deve fazer?
- Analise o relatório de visitas para compras
- Analise o relatório de dicas para compras
- O que você deve fazer?
Resultados, metas, receita e ROI
- Calcule o impacto do tráfego que vem de buscas orgânicas (de todos os mecanismos de busca)
- Analise mais a fundo:
- Receita
- Valor médio de compra
- Transações
- Produtos vendidos
- Analise mais a fundo:
Analisando a posição da Propaganda PPC
- Analise o relatório de posições de palavras-chave (Keyword Positions)
-
- O que você deve fazer?:
- Perceba em que posição você deve seu lance para suas principais palavras-chave e garantir um número ideal de cliques
- O que você deve fazer?:
Foco no “Poucos que são críticos”
- O que você deve fazer?:
- Identifique duas ou três métricas que estarão bem acima das demais em termos importância (Métricas de resultados). Como obtê-las:
- De um ponto de vista estratégico, qual a coisa mais importante que o seu site está fazendo?
- Se uma métrica pudesse identificar se seus negócios estão indo por água abaixo ou não, qual delas seria?
- Quais métricas lhe dirão se as 3 prioridades do negócio em que você está trabalhando estão causando impacto?
- Você já separou aquilo que seria bom saber daquilo que é preciso saber?
- Se você tivesse $100 para dividir entre todas as suas atividades de web, como seria a distribuição do dinheiro? Quem ficaria com o maior investimento?
- Identifique duas ou três métricas que estarão bem acima das demais em termos importância (Métricas de resultados). Como obtê-las:
Você pode comprá-lo no site da Livraria Cultura (hoje só é possível encontrá-lo em inglês): http://www.livrariacultura.com.br/p/livros/informatica-e-tecnologia/internet/web-analytics-20-2942003
Siga no Blog do Avinash: https://www.kaushik.net/avinash/
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