Sim, os clientes estão agora no seu carrinho de compras, tentando utilizar cupons inexistentes…

Infelizmente, nesse exato momento alguns clientes estão no carrinho de compras, tentando utilizar alguns cupons expirados, com a grafia errada, ou que não nunca existiram

Como sei disso?

Acompanhando a inserção de cupons de descontos no carrinho de compras. Cupons com muitas tentativas de utilização e com poucas, ou nenhuma venda finalizada

Como você pode identificar esses cupons?

O processo é bastante simples, utiliza o Google Analytics, e envolve apenas 2 passos:

  • 1º Enviar para o GA um evento de utilização de cupom no carrinho
  • 2º Criar um relatório personalizado, para identificar cupons muito utilizados, e sem nenhuma transação finalizada

Obs: Você deve estar se perguntando porque raios precisa enviar um evento de utilização de cupom para o GA

Sabemos que ao habilitar o comércio eletrônico no google analytics, por padrão você já conseguirá visualizar os cupons de desconto utilizados nos pedidos finalizados, porém, o nosso objetivo é identificar os cupons inválidos, desse modo, os relatórios padrões que mostram os cupons utilizados em transações do GA não servem para essa finalidade

 

Mãos a obra:

1º Enviar para o GA um evento de utilização de cupom no carrinho

Esse evento será disparado assim que o cliente digitar um cupom de desconto no carrinho. Válido ou não, o nome do cupom será enviado para o Google Analytics

No caso da minha loja, o evento é disparado no clique do botão do cupom (Id do botão “ctrCupomBotao”)

Clique no botão para uso do cupom

O código ficaria assim:

Obs: Estou utilizando a função toUpperCase() para converter o texto digitado para maiúsculas. O objetivo é evitar que o seu relatório exibida diversas variações de capitalização (maiúsculas/minúsculas) do mesmo cupom

<script>

	$('#ctrCupomBotao').click(function() {

		var valeDesconto = $('#ctrCupomCampo').val().toUpperCase();

		if (valeDesconto != '')
			ga('send','event','Aplicou Cupom', valeDesconto);

	});

</script>

 

Ao realizar a configurção, sempre que um cliente clicar no botão de utilizar cupom um evento será enviado para o Google Analyitics

 

2º Criar um relatório personalizado no GA

Obs: Se não quiser criar na unha, avance até o final do artigo para importar os relatórios em seu GA

Crie um relatório com o nome do cupom (que foi enviado no evento) e o número de transações

  • Nas dimensões adicione “Ação do Evento
  • Nas métricas adicione “Eventos Exclusivos” e “Transações
  • Adicione um filtro de “Categoria do evento“, e filtre pelo valor “Aplicou Cupom” (que foi a categoria do evento que enviamos no carrinho de compras)

relatorio_utilizacao_de_cupons_invalidos_google_analytics.png

Após criar o relatório, filtre cupons muito utilizados, porém sem nenhuma, ou com poucas transações finalizadas

Aqui estão os dados:

  • O cupom CUPONOMIA está inativo a anos. Infelizmente ainda está publicado em alguns sites na internet
  • O cupom ELAS2017 foi uma promoção do mês anterior, apenas para o dia da mulher. Os clientes continuam tentando utilizar
  • O cupom PROMOTODOLIVRO é de outro e-commerce, não tem nada a ver com o nosso. Investigando um pouco mais, percebi que ele é exibido em uma página de cupons para livrarias, mesmo com o nome de outra loja, os clientes vem tentar utilizar aqui
  • O cupom CONSUMIDOR2017 foi uma promoção do mês anterior, apenas para o dia do consumidor. Os clientes continuam tentando utilizar
  • O cupom BEMVINDO foi do começo do ano. Não vale mais
  • Os cupons VEM-VINDO, BEMVINDO10, BEM-VINDO2017, BEMVINDO05 e similares nunca existiram….

 

Cabe a você decidir o que fazer com essas informações. Se os clientes tentam muito utilizar determinado cupom expirado, você pode reativá-lo. Se o cupom ainda não existe, cadastre-o!

 

Para um acompanhamento ainda mais próximo, crie um relatório de utilização de cupons em Tempo Real

Se não quiser criar na mão, seguem links para você importar os 2 relatórios mostrados no artigo:

 

Boa sorte!


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