Como importar dados de custo do Facebook, Criteo, e Bing para o Google Analytics (de forma automática)

Conteúdo

Se você usa o Google Adwords e o Google Analytics, possivelmente está acostumado a visualizar os dados de custo das campanhas nos relatórios do GA

Por padrão, os valores investidos nas campanhas do AdWords são exibidos automaticamente nos relatórios do Google Analytics, sem maiores esforços

Infelizmente, para outros canais de mídia, é necessário importar manualmente os dados de custo para o GA

Essas importações exigem conhecimento técnico, e a geração / exportação / importação de arquivos CSV’s, da ferramenta de mídia para o Google Analytics.

Não é nada prático!

Porém, há esperanças!

Neste artigo, você aprenderá como importar dados de custo para o Google Analytics, sem precisar gerar nenhum arquivo CSV

Isso mesmo: importação automatizada! (e gratuita)

 

Ao informar os dados de custo das campanhas para o GA, você poderá mensurar o ROAS (retorno do investimento em publicidade) e o RPC (receita por clique) nos Relatórios de Análise de Custos

Poderá também, mensurar o CPA (custo por aquisição) e o ROAS nos relatórios da Ferramenta de comparação de modelos, de modo a encontrar o modelo de atribuição mais adequado

 

O artigo te ensinará a importar os custos do Facebook Ads e da Criteo, porém, seguindo os mesmos passos, você poderá importar também os dados de custo do Bing, Yandex, Sklik, VK ads, myTarget, Hotline e Trafmag

A ferramenta que faz toda essa mágica é o OWOX BI.

Eles possuem um plano gratuito (plano Start), que permite até duas importações de dados de custo. É esse plano que vamos utilizar

Vamos lá?

Siga os passos abaixo:

 

Faça o cadastro no plano Start (gratuito) do OWOX BI

Link para cadastro: https://bi.owox.com/ui/projects/setup/?plan=start

Crie um Projeto

Nomeie o projeto

Selecione o plano Start

Crie um conjunto de dados no Google Analytics (para receber os dados de custo)

Mais informações em: https://support.google.com/analytics/answer/6064692

 

Faça login no Google Analytics.

Link: https://www.google.com/analytics/web/#home/

 

Navegue até a propriedade desejada

Clique em Administrador e navegue até a propriedade para a qual você deseja fazer o upload de dados

Na coluna PROPRIEDADE, clique em Importação de dados. A página Conjuntos de dados é exibida.

Crie um novo conjunto de dados

Clique em +CRIAR conjunto de dados

Selecione o Tipo de conjunto de dados (por exemplo, “Dados de custo”).

Clique em Continuar

Atribua um nome para a origem de dados

Atribua um nome para a origem de dados (por exemplo, “Dados da rede de anúncios”)

Selecione a Vista da propriedade

Selecione uma ou mais Vistas da propriedade nas quais você deseja ver os dados.

Defina o Esquema do conjunto de dados

Defina o Esquema do conjunto de dados selecionando as dimensões Chave e Segmento.

Selecione os 3 elementos: Cliques, Custo, e Impressões

Clique em Continuar

Salve

Clique em Salvar

 

 

Crie um Pipeline para importação dos dados de custo do Facebook

Selecione o Facebook

Adicione sua conta de anúncios do Facebook

Clique em Next

,

Adicione sua conta do Google Analytics

Clique em Continue

Clique em Add

Selecione a conta

Vincule o conjunto de dados de custo do Google Analytics

Selecione a Propriedade do Google Analytics

Selecione o conjunto de dados de custo do Google Analytics

Clique em Continue

Selecione a data inicial para importação dos dados de custo

Selecione a View do GA

Selecione o projeto no Owox BI

Clique em create

Acompanhamento da importação

Após criar o pipeline, você pode acompanhar o histórico da importação por meio do grid “History”

Processo finalizado! Agora é só esperar a importação

Os dados de custo estarão disponíveis no relatório “Análise de Custos” do Google Analytics

 

Crie um Pipeline para importação dos dados de custo da Criteo

Selecione a Criteo

Adicione sua conta da Criteo

Informe as credenciais de API da Criteo

Você pode obter as credenciais nessa página: https://marketing.criteo.com/Setup/UserManagement

Ao acessar, clique no menu Setup > Users, em seguida adicione um usuário da API em “API information”

Mais detalhes aqui: https://support.criteo.com/hc/en-us/articles/210162145-How-can-I-manually-generate-an-API-for-my-account-

Clique em Save

Clique em Next

Adicione sua conta do Google Analytics

Clique em Continue

Clique em Add

Selecione a conta

Vincule o conjunto de dados de custo do Google Analytics

Selecione a Propriedade do Google Analytics

Selecione o conjunto de dados de custo do Google Analytics

Clique em Continue

Selecione a data inicial para importação dos dados de custo

Selecione a View do GA

Selecione o projeto no Owox BI

Clique em create

Acompanhamento da importação

Após criar o pipeline, você pode acompanhar o histórico da importação por meio do grid “History”

Processo finalizado! Agora é só esperar a importação

Os dados de custo estarão disponíveis no relatório “Análise de Custos” do Google Analytics

 

E aí?

O que está esperando para testar?


Você conhece alguém que adoraria receber essas dicas?

Então faça um favor para ela (e para mim) e compartilhe essa dica.

Você pode compartilhá-lo no Facebook, Twitter, ou até mesmo copiar a URL desse artigo e enviar para quem precisa dele.

E, para finalizar, eu adoraria saber a sua opinião.

Deixe um comentário logo abaixo sobre o que você mais gostou, ou sobre alguma dica extra que você deseja compartilhar conosco ou até mesmo alguma crítica sobre este artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *