Dica de leitura: Web Analytics 2.0 do Avinash kaushik (Digital Marketing Evangelist do Google)


Web Analytics 2.0 do Avinash kaushik (evangelista de web analytics do Google)

Web Analytics 2.0: A Arte das Análises de Web & A Ciência do Foco no Cliente, do Avinash kaushik (Digital Marketing Evangelist do Google)

Tenho um carinho especial por esse livro: um dos poucos sobre web analytics em português

Super recomendo. Infelizmente, atualmente é praticamente impossível encontrá-lo em nosso idioma

O livro foi escrito em 2010, porém, ainda é super atual

No todo, o livro é um plano de análise bem abrangente. Avinash destaca os pontos relevantes que você deve prestar atenção, e o que deve analisar. Compartilho abaixo:

Taxa de Rejeição

  • Meça a taxa de rejeição em pelo menos dois níveis:
    • Meça a taxa de rejeição para todo o site
    • Meça a taxa de rejeição para as principais páginas de entrada (Top entry pages)
  • Calcule a taxa de rejeição das principais páginas que fazem referência ao seu site. Elas dizem quem são os seus melhores amigos de verdade. Não são apenas sites que fazem referência a você e que lhe enviam tráfego, mas sites que enviam tráfego que não é rejeitado.
  • Calcule a taxa de rejeição para suas palavras-chave de busca (pagas e orgânicas). Talvez você esteja otimizado para as palavras-chave incorretas, ou talvez as páginas para as quais elas conduzem seja ruins; de qualquer modo, é preciso corrigi-las

Taxa de Saída

  • Meça a taxa de saída em pelo menos dois níveis:
    • Meça a taxa de saída para todo o site
    • Meça a taxa de saída para as principais páginas de entrada (Top entry pages)
  • Calcule a taxa de saída das principais páginas que fazem referência ao seu site. Elas dizem quem são os seus melhores amigos de verdade. Não são apenas sites que fazem referência a você e que lhe enviam tráfego, mas sites que enviam tráfego que não é rejeitado.
  • Calcule a taxa de saída para suas palavras-chave de busca (pagas e orgânicas). Talvez você esteja otimizado para as palavras-chave incorretas, ou talvez as páginas para as quais elas conduzem seja ruins; de qualquer modo, é precico corrigi-las

Desmistificando as Métricas Web

  • Quatro atributos das boas métricas
    • Descomplicado: As pessoas entendem a métrica facilmente.
    • Relevante: A métrica é importante para os seus negócios?
    • Na hora certa: Certifique que você pode coletar e analisar seus dados e obter a métrica em tempo hábil. Sacrifique a complexidade e perfeição para fazer as coisas na hora certa.
    • Instantaneamente útil: É quando você compreende rapidamente o que a métrica significa e consegue encontrar o primeiro sinal de insight assim que olhar para a métrica

Táticas para métricas de Web

  • Execute o processo de ciclo de vida de métricas web periodicamente (recomendado a cada 3 meses). Algumas permanecerão (essas são suas melhores amigas), outras perderão seu valor, por isso desfaça-se delas. Processo
    • Definir
    • Medir
    • Analisar
    • Acionar
    • Melhorar ou Eliminar

Insights Macro

  • Quantos visitantes tem o meu site?
    • Visitas
    • Visitantes Únicos
  • De onde os visitantes estão vindo?
    • Referenciadores
    • Palavras-chave
      • Procure por palavras chaves sem a sua marca
  • O que eu quero que os visitantes façam no site?
    • Por que seu site existe?
    • O que você acha que deveria estar acontecendo em seu site?
  • O que os visitantes estão realmente fazendo?
    • Observe as principais páginas de entrada
    • Observe as páginas mais visualizadas
      • Observe o relatório de cobertura do site
    • Análise de abandono
      • Crie funis para as metas
        • Dê uma olhada nos passos do funil onde o maior nível de abandono está acontecendo. O comportamento dos visitantes aqui pode identificar grandes oportunidades que trarão resultados rápidos.

O Básico de Web Analytis

  • Métricas Fundamentais
    • Visitas
    • Taxa de Rejeição
    • Páginas visualizadas
    • Páginas por Visita
    • Tempo médio no site
    • % de novas visitas
    • O que você deve fazer? Mergulhe fundo nas tendências detalhadamente, veja como as métricas se pareciam nos últimos meses e compare as métricas desse mês com as do mês passado
  • Aquisição de visitantes
    • Tráfego direto
    • Sites de Referência
    • Mecanismos de busca
    • O que você deve fazer? Observe as tendências de longo prazo para cada parcela. Você está melhorando ou piorando ao longo do tempo?
      • Analise melhor sites específicos que levam tráfego até você.
      • Analise melhor as palavras-chave e frases que estão enviando tráfego, isso ajuda a entender a inteição dos usuários
  • Fazendo correções e economizando dinheiro.
    • O que você deve fazer?
      • Identifique as páginas web que constituem pontos principais de falha.
        • Analise as principais páginas de entrada e a taxa de rejeição de cada uma delas
        • Analise as 25 principais palavras-chave que direcionam tráfego até o seu site e suas taxas de rejeição
      • Faça testes A/B
        • Escolhas as páginas que você quer corrigir, crie algumas versões dessas páginas e colque-as em teste. Mude os textos, imagens, chamadas para ação, vale tudo. Com os testes você irá melhorar as págins com base na resposta dos clientes
  • Contabilizando Visitas para compras
    • O que você deve fazer?
      • Analise o relatório de visitas para compras
      • Analise o relatório de dicas para compras

Resultados, metas, receita e ROI

  • Calcule o impacto do tráfego que vem de buscas orgânicas (de todos os mecanismos de busca)
    • Analise mais a fundo:
      • Receita
      • Valor médio de compra
      • Transações
      • Produtos vendidos

Analisando a posição da Propaganda PPC

  • Analise o relatório de posições de palavras-chave (Keyword Positions)
    • O que você deve fazer?:
      • Perceba em que posição você deve seu lance para suas principais palavras-chave e garantir um número ideal de cliques

Foco no “Poucos que são críticos”

  • O que você deve fazer?:
    • Identifique duas ou três métricas que estarão bem acima das demais em termos importância (Métricas de resultados). Como obtê-las:
      • De um ponto de vista estratégico, qual a coisa mais importante que o seu site está fazendo?
      • Se uma métrica pudesse identificar se seus negócios estão indo por água abaixo ou não, qual delas seria?
      • Quais métricas lhe dirão se as 3 prioridades do negócio em que você está trabalhando estão causando impacto?
      • Você já separou aquilo que seria bom saber daquilo que é preciso saber?
      • Se você tivesse $100 para dividir entre todas as suas atividades de web, como seria a distribuição do dinheiro? Quem ficaria com o maior investimento?

 

Você pode comprá-lo no site da Livraria Cultura (hoje só é possível encontrá-lo em inglês): http://www.livrariacultura.com.br/p/livros/informatica-e-tecnologia/internet/web-analytics-20-2942003

Siga no Blog do Avinash: https://www.kaushik.net/avinash/


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